A polícia foi atacada nesta segunda-feira por jovens em Belfast e em outras cidades da Irlanda do Norte, durante manifestações unionistas ligadas à Ordem de Orange, revelaram fontes oficiais. “Alguns manifestantes jogaram pedras e coquetéis Molotov contra policiais em Ardoyne”, um bairro do norte de Belfast, ferindo levemente seis agentes, disse o porta-voz da polícia à AFP.
“Canhões d’água foram empregados e a polícia fez ao menos 14 disparos de balas de borracha”, destacou o porta-voz. Em Armagh, a explosão de uma bomba caseira feriu levemente outros três agentes, em um trecho que seria percorrido pela marcha da Ordem de Orange, segundo a polícia. Em Rasharkin, no condado de Antrim (nordeste), a polícia foi atacada com pedras, e em Londonderry (noroeste), um policial foi ferido.
O republicano Gerry Kelly, membro do partido nacionalista Sinn Fein, acusou o IRA-Autêntico, grupo nacionalista oposto ao processo de paz na Irlanda do Norte, de ser a origem da violência no norte de Belfast.
Os unionistas protestantes marcham a cada ano para comemorar a vitória do rei protestante William de Orange sobre James II, em 1690, na batalha de Boyne, na atual República da Irlanda. O desfile é geralmente marcado por confrontos de protestantes contra a comunidade católica ou a polícia.