Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mudar de vida

Nelson Julião Sitoe, de 26 anos de idade, natural de Chókue, província de Gaza, ganha a vida a lavar carros na zona da Baixa da cidade. Dele depende também a sobrevivência da mãe que passa os dias à espera que o filho regresse ao Bairro da Malanga, onde moram, com o sustento de ambos. Nélson Sitoe conta que tem um irmão mais velho que se encontra a viver na vizinha África do Sul.

 

Durante algum tempo, o irmão enviou rands que não só garantiam o sustento da sua esposa, que com eles vivia, como ainda contribuíam para as despesas da casa partilhada pelos três. Mas tudo o que é bom tem um fim: certo dia o irmão conseguiu estabelecer-se com casa própria e mandou vir a esposa. De então para cá, Nelson e a mãe, com a torneira dos rands fechada, tiveram que apertar ainda mais o cinto, sendo que hoje é de Nélson que o pequeno agregado familiar depende.

“Graças a Deus, consigo pelo menos 4 mil meticais por mês. Não posso descuidar-me porque o sustento da minha mãe depende disto. Tenho uma certa estabilidade porque já estou a trabalhar nisto há cinco anos e já tenho muitos clientes permanentes.”

Nélson abandonou a escola na 7ª classe, mas mantém-se esperançado em voltar para lá o mais rapidamente possível. Este jovem, que parou de estudar devido ao falecimento do pai que arcava com as suas despesas escolares, sonha alcançar um grau superior de ensino. “Quero um dia ser alguém. Acredito que vou voltar à escola no próximo ano e dar um novo rumo à vida.”

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!