Um cidadão de 20 anos de idade, cuja identidade não apurámos, sequestrou e envenenou uma criança de 10 anos de idade com um sumo natural misturado com remédio para exterminar ratos, vulgo “Ratex’’, na manhã de sábado (17), no bairro George Dimitrov, na cidade de Maputo.
As declarações da Polícia sobre este caso indicam que o malfeitor comprou o sumo e o “Ratex’’ premeditadamente para oferecer ao miúdo, que viria perder a vida minutos depois de consumir o produto. O acusado encontra-se detido nas celas da 7ª esquadra.
Numa tentativa de ludibriar a família da vítima, o homicida efectuou uma chamada a partir do seu próprio telefone celular, privando número, a informar que a criança estava em seu poder mas para a sua libertação eram necessários 100 mil meticais. Entretanto, o plano fracassou porque um dos parentes do menino reconheceu o número de telefone.
Orlando Modumane, porta-voz do Comando da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Maputo, disse que o jovem indicou à família o paradeiro do corpo já sem vida, escondido numa mata no bairro do Infulene, no município da Matola.
O criminou confessou o crime e mostrou-se arrependido mas não revelou as razões que o levaram a praticar tal acto. Nenhum familiar da vítima desconfiava dele uma vez que era um vizinho aparentemente saudável psiquicamente e de boa conduta.