O treinador do Real Madrid, José Mourinho, escapou com uma suspensão por um jogo da Liga dos Campeões e uma multa depois de a UEFA o ter considerado culpado de conduta imprópria, relacionada com as recentes expulsões de Xabi Alonso e Sérgio Ramos, ambos jogadores dos merengues.
O técnico português teriam instruído os dois jogadores a tentarem deliberadamente ser expulsos do jogo frente ao Ajax, de forma a cumprirem as suas suspensões durante o jogo frente ao Auxerre, uma partida considerada menos importante.
Mourinho foi banido de dois jogos da Liga dos Campeões – o segundo dos quais suspenso por três anos – e foi multado em quase 52 mil dólares. A UEFA multou o Real Madrid em 156 mil dólares, enquanto os guarda-redes Iker Casillas e Jerzy Dudek foram penalizados com multas mais leves – por terem passado as ordens de Mourinho a Xabi Alonso e a Sérgio Ramos.
Alonso e Ramos foram multados em 26 mil dólares cada. Ambos estão já suspensos do próximo jogo do Real Madrid, contra o Auxerre, no dia 8 de Dezembro, mas poderão alinhar na partida seguinte. O Real Madrid já tem assegurada a vitória no Grupo G da Liga dos Clubes Campeões Europeus.