Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Jornalista somalí assassinada em atentado na capital da Somália

A jornalista somalí, Hindia Haji Mohamed, morreu quarta-feira última em Mogadíscio na explosão duma bomba instalada em baixo dum dos assentos da sua viatura, indica um comunicado do Comité para a Proteção dos Jornalistas (CPJ).

Segundo o testemunho dum colega que desejou falar no anonimato, Hindia Haji Mohamed, produtora e jornalista na Rádio Mogadíscio e na Televisão Nacional Somalí (públicas), foi alvo deste ataque numa altura em que ela deixava a universidade.

A bomba instalada em baixo dum dos assentos da sua viatura foi ativada à distância. Evacuada para um hospital local, ela faleceu algumas horas mais tarde. Um peão, que esteve na proximidade no momento da explosão, ficou gravemente ferido.

O ataque não foi reivindicado, segundo o CPJ, que disse por outro lado não estar em condições de determinar, de imediato, se o jornalista recebeu ameaças antes de morrer, revelou o CPJ na nota.

A coordenadora do Programa do CPJ para África, Sue Valentine, sublinhou que a morte de Hindia Haji Mohamed representa uma trágica advertência que considera a Somália como o pior exemplo no mundo no assassinato de jornalistas com toda impunidade.

“Apelamos às autoridades para investigarem sobre o seu assassinato, julgando assassinos e duplicando esforços para criar um clima em que jornalistas possam trabalhar livremente e em toda segurança”, defendeu.

Hindia Haji Mohamed era uma viúva com sete filhos. O seu esposo Liban Ali Nur, que trabalhou também para a Rádio Mogadíscio e a Televisão Nacional, foi assassinado a 20 de Setembro de 2012.

Durante os cinco últimos anos, 25 jornalistas morreram na Somália pelo seu trabalho e o país classifica-se na primeira posição do Índice Mundial de Impunidade do CPJ, que apontam os países onde jornalistas são eliminados sistematicamente e onde estes crimes continuam impunes.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!