Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Jogos escolares: Governo investe mais de 30 milhões de meticais

O Governo moçambicano está a investir mais de 30 milhões de meticais (cerca de um milhão de dólares norte-americanos) na organização dos Jogos Escolares a terem lugar de 23 de Julho corrente a Um de Agosto próximo, na província de Maputo, Sul de Moçambique.

Eurico Banze, Director de Programas Especiais no Ministério da Educação (MINED), disse, em conferencia de imprensa, hoje em Maputo, que todos os aspectos organizacionais foram acautelados para que, até ao próximo dia 21, as 1690 pessoas provenientes de todas as províncias do pais, estejam em Maputo.

Na província de Maputo, local que acolhe este certame, as delegações estarão alojadas em instituições de ensino previamente seleccionadas para o efeito na cidade da Matola e na vila de Boane.

O distrito de Boane será palco de competições nas modalidades de Futebol, Futsal e Atletismo e as restantes terão lugar nos campos localizados no município da Matola, disse Banze, destacando que durante a semana se espera receber os materiais que serão usados neste evento.

“Podemos afirmar sem dúvidas que estão criadas todas as condições básicas para que estes jogos escolares sejam um sucesso”, disse Banze.

Segundo ele, este festival não pode ser dissociado do movimento desportivo nacional e dos Jogos Africanos que caminham para a sua efectivação. A viagem dos estudantes para os Jogos Escolares deverá, segundo Banze, ser assegurada pelos Governos Provinciais.

De acordo com o calendário de jogos, no dia 29 de Julho haverá um interregno e o dia será preenchido com a visita de 133 jovens a Chilembene, local onde nasceu o primeiro Presidente de Moçambique Independente, Samora Machel, tendo em conta que este é o “Ano Samora Machel”. Enquanto isso, outros jovens visitarão o Estádio Nacional do Zimpeto, um programa que será preenchido com actividades culturais.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!