A selecção nacional sénior feminina de basquetebol venceu, nesta segunda-feira (27), a medalha de ouro do torneio de basquetebol dos Jogos da Lusofonia. As “Samurais” derrotaram a selecção juvenil de Angola por 24 pontos de diferença, num torneio que não contou com a participação de equipas de Portugal ou do Brasil.
Diante de uma selecção jovem angolana, as “Samurais” venceram o primeiro período da partida por 16 a 07 e fizeram que os números fossem ainda mais gordos ao liderarem o marcador por 40 a 21 chegado o intervalo.
No terceiro período, o conjunto de Angola soube tirar proveito da manifesta “travagem” das moçambicanas e venceu no parcial por apenas dois pontos de diferença. Com o marcador a indicar 58 a 41 a favor da nossa selecção, as “Samurais” aproveitaram o último período da final para confirmar a conquista da medalha de ouro vencendo por 73 a 48.
A selecção masculina, por sua vez, terminou o torneio de basquetebol na terceira posição, que dá direito a uma medalha de bronze, depois de derrotar a selecção de Cabo Verde por 56 a 37. O combinado nacional, recorde-se, perdeu a corrida pelo ouro, neste domingo (26), ao perder diante da selecção juvenil de Angola por 71 a 55.
Participaram no torneio de basquetebol equipas de Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Índia e Macau.
Com estas duas medalhas conquistadas, mais o bronze vencido no torneio de voleibol de praia durante o fim-de-semana, sobe para doze o número de “insígnias” de Moçambique nos Jogos da Lusofonia. Todavia, o país ocupa a sexta posição da tabela classificativa geral.