Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Jean Ping declara-se vencedor de presidenciais no Gabão

O candidato Jean Ping declarou-se vencedor das eleições presidenciais gabonesas de sábado, baseando-se em atas acessíveis e dirigidas para a sua sede de campanha pelos seus representantes nas assembleias de voto em todo o país.

Numa declaração feita diante da imprensa nacional e internacional, ele tranquilizou que “não haverá perseguições” e agradeceu a todos os que apoiaram a sua candidatura.

“No momento em que me exprimo diante de vocês, as tendências gerais dão-nos (oposição) como vencedores destas importantes eleições de sábado, 27 de Agosto de 2016”.

“Dentro de algumas horas, alguns dias, estaremos livres. Vamos celebrar o advento da segunda República”, declarou Ping.

Reagindo a esta declaração de Jean Ping, o Ministério do Interior lembrou que o processo democrático continua e que “um dos candidatos acaba de romper o respeito pelas instituições e pela lei, declarando-se eleito, enquanto o processo de apuramento está em curso”.

“O Ministério do Interior lembra, uma vez mais, que os textos legais precisam o facto de que o único anúncio de resultados que seja oficial e reconhecido será o feito pelo ministro do Interior, durante a sua intervenção prevista para o efeito”, sublinhou o ministro Pâcome Moubelet Boubeya.

Em resposta, o comité de campanha do candidato Jean Ping precisou, segunda-feira, num comunicado de imprensa, que, depois de compilados os resultados de cerca de 40 porcento do território nacional, incluindo uma grande parte da província do Alto Ogooué, Jean Ping lidera com 68 porcento dos sufrágios expressos.

Enquanto isso, prossegue o comunicado, o Presidente cessante Ali Bongo obteve 29 porcento, resultados que ilustram que, “embora parciais e constituam uma amostra representativa, Jean Ping é indiscutivelmente o vencedor destas presidenciais e o futuro Presidente da República”.

Em Libreville, a capital, os Gaboneses estão divididos entre a paciência e a ansiedade, enquanto esperam os resultados oficiais das presidenciais. Por seu turno, Ali Bongo Ondimba declarou domingo na televisão nacional que ele aguarda sereno o veredicto das urnas. Os resultados provisórios serão oficialmente anunciados terça-feira.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!