Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Japão garante auxilio alimentar avaliado em sete milhões USD

O governo do Japão vai fornecer auxílio alimentar em arroz avaliado em cerca de 7.1 milhões de dólares americanos, que será comercializado no mercado moçambicano e o valor das vendas aplicado em diversos programas de desenvolvimento social.

Para o efeito, o vice-Ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Eduardo Koloma, e o novo embaixador japonês acreditado no país, Eiji Hashimoto, assinaram, na manhã da Terca-feira, em Maputo, a troca de notas para a viabilização do donativo.

Discursando no final da cerimónia, Eduardo Koloma disse que o gesto do governo nipónico espelha e reforça a parceria entre os dois países na prossecução dos objectivos preconizados na 4ª Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD), havida em 2008.

Koloma disse, por outro lado, que as receitas da venda do arroz, cuja quantidade não foi revelada, serão de drenadas em projectos de desenvolvimento social que serão identificados e acordados pelos dois países.

O produto, que chegará ao país ainda no decorrer do ano de 2012, será adquirido em países como a Tailândia e Estados Unidos da América (EUA) e os dois países parceiros, segundo a fonte, decidirão sobre os locais onde será colocado para a respectiva comercialização.

Aliás, o vice da pasta dos negócios estrangeiros e cooperação sublinhou o contributo que o Japão tem dado ao país em áreas como a desminagem, energia, infra-estruturas, agricultura e em outras em curso em solo moçambicano.

Na área de infra-estruturas, a título de exemplo, Koloma apontou as obras de contrução da estrada Cuamba/Lichinga, província do Niassa, norte do país, cujo arranque está para breve.

Eiji Hashimoto, por seu turno, disse que o governo reitera o seu contínuo apoio ao desenvolvimento em cada área onde colabora com o país, com vista a melhorar nível de vida dos moçambicanos.

Desde 1977, o Japão tem fornecido a assistência alimentar ao país e o valor acumulado atinge cerca de 160 milhões de dólares americanos.

O governo nipónico tem implementado vários projectos nas áreas de promoção do desenvolvimento económico, recursos humanos, meio ambiente entre outras.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!