Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Japão doa mais de 280 mil para a contrução de escolas

O governo do Japão disponibilizou na quinta-feira, em Maputo, pouco mais de 280 mil dólares (cerca de oito milhões de meticais) para a construção de três escolas primárias nas províncias de Sofala, Manica e Gaza.

A assistência financeira do Japão na área da educação insere-se no âmbito do seu programa de Apoio à Projectos Comunitários (APC). O embaixador do Japão, Sussuma Segawa, disse na ocasião que “estes projectos contribuirão para um melhorado ambiente de aprendizagem e será mais um passo fundamental para a solidificação das relações entre os povos e governos do Japão e Moçambique”.

A primeira escola será erguida na localidade de Savane, distrito de Dondo, em Sofala, e a segunda será em Ngoroza, distrito de Gôndola, em Manica, corredor centro do país, com quatro salas de aulas e um bloco administrativo para cada uma, enquanto a terceira escola será construída em Chidenguele, na província sulista de Gaza, dispondo de cinco salas, um bloco administrativo, entre outras infraestruturas.

Os projectos de Savane e Ngoroza estão avaliados em 96,9 mil e 93,9 mil dólares respectivamente, sendo o valor remanescente para o projecto de Chidenguele. A AIM soube ainda que os três projectos irão beneficiar mais de 3.700 estudantes da 5ª a 7ª classes, que neste momento, por insuficiência de salas, se encontram a estudar em salas improvisadas em tendas e ou debaixo das árvores. A título de exemplo, a escola primária de Savane iniciou o ano lectivo com um total de 29 turmas das quais 21 funcionam debaixo das árvores.

Aliás, dados indicam que esta escola já foi afectada pelas queimadas descontroladas havidas em Setembro de 2008, que causaram cinco vítimas mortais da mesma família. No período compreendido entre 2000 e 2009, o apoio do Japão a Moçambique na área de educação e através do APC envolveu um total de 33 projectos, implementados em várias regiões do país, perfazendo um montante de 2.4 milhões de dólares.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!