Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Japão disponibiliza fundos para furos de água

O governo do Japão disponibilizou na terça-feira, em Maputo, um total de 92.980 dólares norte-americanos à organização moçambicana “UKULA”, valor que se destina a construção de oito furos de água no distrito de Boane, província de Maputo, Sul de Moçambique.

A ajuda, que irá beneficiar cerca de 5.800 habitantes da localidade de Xitevele, naquele distrito, insere-se no programa da embaixada do Japão para Apoio a Projectos Comunitários no país. Além de construir furos de água, os fundos serão igualmente aplicados na área de saneamento, bem como para o respectivo treino e campanha de Higiene em Xitevele.

Segundo o embaixador do Japão em Moçambique, Susumu Segawa, “o projecto contribuirá para melhorar o ambiente de saneamento e será, sem dúvida, mais um passo fundamental para solidificar as boas relações entre os povos de Moçambique e do Japão”. UKULA é uma organização não governamental de ajuda às comunidades carentes, realizando as suas actividades no distrito de Boane.

O Japão tem oferecido apoio a Moçambique, há mais de 20 anos, sobretudo nas áreas de educação, saúde, alimentação, HIV/SIDA, infra-estruturas, entre outras. Segawa fez recordar que o seu país (Japão) anunciou em 2008, durante a 4ª conferência internacional havida em Tóquio sobre o desenvolvimento de África, a duplicação da sua assistência a África nos próximos cinco anos.

Apesar da crise financeira global que afecta quase todos os países, Segawa assegurou que nada pode desatar os compromissos de 2008. “Poderá haver uma preocupação sobre esta promessa se será honrada, como o Japão está extremamente afectado pelo impacto da crise financeira global. Porém, gostaria de assegurar, uma vez mais, que o Japão está determinado em levar a cabo os seus compromissos feitos em Tóquio sem fracasso”, reiterou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts