As contribuições do Japão destinadas a apoiar a construção e/ou reabilitação de infra-estruturas de transporte ao longo do Corredor de Desenvolvimento do Norte de Moçambique deverão atingir cerca de USD50 milhões em 2013.
A cifra irá representar um aumento estimado em cerca de USD 44,8 milhões relativamente a 2003, segundo fonte competente da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA). Basicamente, o apoio japonês àqueles programas visa apetrechar estradas, pontes, linhas férreas e portos e o mesmo apoio arrancou com aplicação de perto de USD2,4 milhões.
Refira-se que o Japão presta apoio institucional a várias entidades públicas e organizações não governamentais activas no país para minimizar os efeitos negativos das mudanças climáticas, bem como para o melhoramento da produção e comercialização de produtos destinados ao mercado interno e exportação.
O apoio direccionado à agricultura visa fortalecer pequenos operadores que desenvolvem as suas actividades no Corredor de Desenvolvimento de Nacala, Norte de Moçambique, principalmente, segundo ainda fonte da delegação da Agência Japonesa de Cooperação Internacional em Moçambique.
O apoio do Japão àqueles programas nacionais é canalizado através da JICA, instituição com representações em cerca de 90 países em vias de desenvolvimento, incluindo Moçambique, onde está presente desde 2003.