O general na reserva Jacinto Soares Veloso, membro e dirigente do partido Frelimo e antigo governante moçambicano, é um dos potenciais interessados na aquisição de terrenos do bairro Polana-Caniço que está a ser requalificado pelo Conselho Municipal da cidade de Maputo.
O antigo chefe dos serviços secretos de Moçambique – Serviço Nacional de Segurança Popular (SNASP) – foi visto em reuniões exploratórias com alguns responsáveis políticos e administrativos do bairro.
A mais recente ocorreu no passado dia 20 de Setembro, na qual terá expresso interesse em adquirir terrenos para construir empreendimentos imobiliários.
Ao Correio da manhã, Pedro Cuela, chefe do quarteirão 70 do bairro Polana-Caniço, confirmou as movimentações do general Veloso no bairro Polana-Caniço e as suas motivações.
Segundo Cuela, no referido encontro foi nomeada uma comissão negocial para contactar os moradores dos quarteirões 70 e 71 a fim de se proceder ao levantamento do número de moradores interessados em abandonar o bairro.
Este novo assédio surge após um grupo de cidadãos nacionais e estrangeiros com forte poder económico ter desistido de comprar áreas a serem abandonadas pelos actuais ocupantes para dar lugar ao projecto de requalificação do bairro.
O grupo desistiu da sua pretensão por lhe terem sido exigidos, pelo menos, dois milhões de meticais pelos moradores para que cedessem os seus terrenos.