Uma das dez primeiras colocadas do ranking da Fifa desde 2006, a Espanha deixou o top 10 nesta quinta-feira ao ser ultrapassada pela Itália, caindo para o 11º lugar, enquanto a selecção moçambicana subiu para a posição 86ª, e a Alemanha manteve a liderança.
A “Fúria” tinha deixado a lista das dez melhores do mundo pela última vez em Novembro de 2006, mas recuperou-se durante as Eliminatórias para o Europeu de 2008 e subiu ao topo com o título nessa competição. Depois disso, a equipe europeia ratificou o seu domínio ao tornar-se campeã Mundial em 2010.
Com exceção de um intervalo entre Agosto e Setembro de 2011, manteve-se no topo desde o triunfo na Euro até o Mundial do ano passado, em que perdeu o trono para a Alemanha, que deu a volta olímpica no Maracanã. A rápida eliminação do Mundial no Brasil, ainda na fase de grupos, derrubou a equipa de Vicente del Bosque para o oitavo lugar do ranking em Julho do ano passado. Depois, caiu para décimo, posição que ocupou até Fevereiro.
Essa foi a única mudança no top 10, que continua tendo a tetracampeã Alemanha na liderança, a Argentina em segundo lugar, a surpreendente Colômbia em terceiro e o Brasil em sexto.
A Itália estava em 12º, mas, além da Espanha, deixou a Suíça para trás.