Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Itália financia construção de Barragem no Púnguè

O Governo italiano vai financiar com 39 milhões de euros a construção, ainda este ano, de uma nova barragem hidroeléctrica ao longo do rio Púnguè, concretamente em Nhancangale, distrito de Báruè, província central de Manica.

Trata-se de uma infra-estrutura que irá contribuir para a produção de energia eléctrica, irrigação dos campos, bem como para reforço da capacidade de abastecimento de água às cidades da Beira e Dondo, na província de Sofala, Centro de Moçambique.

Segundo uma fonte do jornal “Notícias”, o projecto compreende a construção de um paredão com 30 metros de altura, 1200 metros de desenvolvimento do coroamento (comprimento), e vai desenvolver uma albufeira com capacidade de retenção de 190 milhões de metros cúbicos de água.

Além de servir para irrigação de 3500 hectares de terra arável em Inhazónia (Manica) e Mafambisse (Sofala), esta água vai ser a fonte de geração de energia eléctrica que poderá atender o próprio empreendimento e as comunidades circunvizinhas.

O Director do Projecto, Francisco Massangai, explicou que os recursos hídricos acumulados na albufeira de Nhancangale irão também servir como reserva para atender, em tempo seco, as necessidades da estação de captação de Púnguè, que está integrada no sistema de abastecimento de água às cidades da Beira e Dondo.

Neste momento, está tudo a postos para o início das obras, encontrando-se em curso o processo de estabelecimento da unidade de implementação, montagem de escritório, recrutamento de pessoal e aquisição dos materiais.

Alguns concursos já foram lançados enquanto outros estão em processo de lançamento para a adjudicação do empreendimento. Paralelamente, está em curso o estudo do impacto ambiental que vai determinar a viabilidade do empreendimento.

Este investimento de 39 milhões integra o pacote de 60 milhões de euros disponibilizados pela Itália para financiar um programa de saneamento ambiental em Moçambique, que inclui, para além da barragem, obras de drenagem na cidade do Maputo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!