Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
ADVERTISEMENT

ISEUNA, ISPUNA e ISA graduam centenas de estudantes

apo-graduacoes

O Instituto Superior de Estudos Universitários de Nampula (ISEUNA), Instituto Superior Politécnico e Universitário de Nacala (ISPUNA) e o Instituto Superior Aberto (ISA), unidades orgânicas da Universidade Politécnica, graduaram, sábado último, 12 de Junho, na província de Nampula, pouco mais de 400 novos licenciados e mestres.

Trata-se da IX cerimónia de graduação do ISEUNA, que graduou 248 profissionais, dos quais 143 são homens e 105 mulheres, formados nos cursos de Administração e Gestão de Empresas, Contabilidade e Auditoria, Engenharia Eléctrica, Engenharia Informática e de Telecomunicações, Engenharia Mecânica e Psicologia Clínica e de Aconselhamento. Os três mestres são do curso de Vias de Comunicação, ministrado pelo Instituto Superior de Altos Estudos e Negócios (ISAEN).

Na ocasião, o ISPUNA, no âmbito da III Cerimónia de graduação desta unidade orgânica, graduou 66 licenciados, dos quais 28 são homens e 38 mulheres, nos cursos de Administração e Gestão de Empresas, Ciências Jurídicas, Contabilidade e Auditoria, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Eléctrica e Engenharia Mecânica.

Por sua vez, o Instituto Superior Aberto (ISA) lançou igualmente, na mesma data, em cerimónia separada, 85 graduados, onde 47 são homens e 38 mulheres, nos cursos de Administração Pública, Ciências da Educação, Ciências Jurídicas, Ensino de História e Geografia e Gestão de Recursos Humanos.

O Secretário do Estado da província de Nampula, Mety Oreste Gondola, presente na cerimónia, disse ser pretensão do Governo, que as Instituições de Ensino Superior, através das suas acções de Ensino, Investigação e Extensão, estabeleçam padrões que promovam uma formação de qualidade e relevância para a sociedade moçambicana.

“Temos visto os esforços, que o ISEUNA tem envidado, através das parcerias estabelecidas com o Governo, na potenciação do conhecimento e do saber-fazer dos recursos humanos que vem formando. É de louvar este esforço. Gostaríamos de sublinhar que, com estas acções, o Governo pretende continuar a assegurar que todo o cidadão inserido numa Instituição de Ensino Superior moçambicana, seja ela pública ou privada, e de qualquer ponto do país, tenha acesso a uma formação de comprovada qualidade e relevância”, referiu o secretário do Estado.

Por seu turno, o reitor da Universidade Politécnica, Narciso Matos felicitou os graduados pela conquista, tendo na ocasião, exortado às três instituições que colocaram à disposição do mercado o grosso número de profissionais, a contínua preparação dos estudantes para uma vida profissional e pessoal de sucesso.

“Caros graduados não parem nunca de estudar e aprender. O mundo está em permanente e rápida mudança. Não fiquem para trás. Sejam socialmente activos, participem no desenvolvimento do vosso bairro e vilas, para darem ou participarem em cursos, palestras e eventos científicos. Caros familiares dos graduados, parabéns pelo apoio que deram aos vossos entes queridos. A graduação é vossa, é a celebração do vosso esforço e sacrifício”, concluiu Narciso Matos.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Content is protected !!