Um golaço de Isac, no prolongamento, quebrou um jejum de títulos que durava há mais de uma década no Costa do Sol que conquistou neste sábado(28) a sua 12ª Taça de Moçambique em futebol após derrotar a União Desportiva de Songo.
Numa partida disputada sem grande velocidade e onde faltaram jogadas para animar o pouco público que se fez ao estádio nacional do Zimpeto mostraram mais vontade de vencer os “canarinhos”, criaram a primeira jogada de perigo para a baliza Swin.
Assumindo a iniciativa do jogo o Costa do Sol tentou sufocar os “hidroeléctricos” e Kito podia ter aberto o placar a meio da 1º parte com um remate do meio da ruma bem colocado que obrigou a uma grande defesa de Swin.
A equipa de Chinquinho Conde que não conseguiu visar a baliza de Guirrugo durante os primeiro 45 minutos voltou melhor do descanso e Cremildo mostrou que o campeão queria fazer a dobradinha e manter no Songo a Taça conquistada na época passada.
Mas diante da passividade e pouca criatividade dos avançados o tempo regulamentar terminou sem golos.
O prolongamento continuou com os “hidroeléctricos” sem conseguirem criar perigo para Guirrugo enquanto a equipa de Nélson Santos, embora parecesse mais cansada, ia sendo a única a procurar chegar a vitória.
Nos derradeiros 15 minutos Mbulu rematou de meia distância para mais uma segura intervenção de Swin. Mas o guarda-redes da União já nada conseguiu fazer para evitar o golaço de Isac. O avançado recebeu o esférico a meio campo, galgou o flanco direito e já de ângulo difícil, mesmo acompanhado por um defensor, rematou colocado e forte para o fundo das malhas de Swin que ainda tocou com a ponta dos dedos.
Depois de perder o título do Moçambola o Costa do Sol pode assim consolar-se com a Taça de Moçambique, quebra um jejum de mais de dez anos sem vencer nenhum título nacional e ainda vai representar o nosso País da Taça da Confederação Africana.