Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Iraque estraga festa da África do Sul na Taça das Confederações

Iraque estraga festa da África do Sul na Taça das Confederações

O Iraque, campeão asiático, travou a selecção anfitriã das Taça das Confederações, a África do Sul, comum empate a zero, neste domingo, no jogo de abertura do torneio, que é considerado um teste para o Campeonato do Mundo de 2010.

 

A África do Sul, cujos adeptos produziram um barulho ensurdecedor durante a maior parte do jogo, não conseguiu jogar conforme havia planeado o técnico brasileiro Joel Santana e acabou desperdiçando uma série de oportunidades de goloo, particularmente na segunda parte.

Em cinco minutos os “Bafana Bafana” desperdiçaram três oportunidade golo claras e, já no final do jogo, a mais gritante aos 39 minutos do segundo tempo, quando o meio-campista Kagisho Dikgacoi cabeceou, depois de o guarda redes iraquiano Mohamed Kassid não ter conseguido interceptar um cruzamento. A bola parecia ter a rede como destino certo, mas ela acabou por acertar no calcanhar do atacante sul-africano Bernard Parker, que só tinha o trabalho de empurrar para dentro do golo, e acabou sendo afastadA por um defesa.

As 48.837 pessoas que estavam no Ellis Park perceberam que comemoraram o golo antes do tempo.

Joel Santana disse depois da partida que a sua equipe claramente dominou o jogo e acusou o Iraque de fazer anti-jogo. “Eles nunca chagaram a tentar jogar futebol. Eles tentaram paralisar o jogo” disse o técnico brasileiro. “Nós tivemos 17 remates para a baliza eles tiveram três. Eu acho que jogamos bem. Poderíamos facilmente ter marcado dois ou três golos. O futebol às vezes é assim.”

O sorriso de Bora Milutinovic durante a entrevista coletiva demonstrava toda a satisfação do técnico do Iraque após o empate em 0 a 0 com a África do Sul, na abertura da Taça das Confederações. A reação do sérvio foi completamente diferente da de Joel Santana que lamentou, e muito, o resultado no estádio Ellis Park, em Johanesburgo.

“Conseguimos um resultado positivo que nos dá a possibilidade de nos classificar para a próxima fase. A nossa meta é atingir quatro pontos. Estamos no bom caminho” comemorou o técnico iraquiano.

A conta de Bora é simples: como a Espanha deve vencer Iraque e África do Sul e as duas seleções esperam vencer a Nova Zelândia, a segunda vaga do Grupo A deve ser decidida no balanço dos golos marcados e sofridos.

Apesar disso, o técnico disse confiar que o Iraque pode surpreender os campeões europeus na próxima jornada. “Estamos conscientes do que a Espanha representa no cenário mundial, mas também sabemos que podemos vencê-los e classificarmo-nos” – afirmou Bora.

Entretanto as comissões técnicas da África do Sul e do Iraque desentenderam-se durante e depois do empate em 0 a 0 entre as duas seleções, na abertura da Taça das Confederações. No final do primeiro tempo, Joel Santana reclamou ostensivamente com o banco de suplentes adversário por causa do antijogo praticado pelo Iraque. A saída para os balneários, Joel também voltou a reclamar com os iraquianos.

Mas o pior aconteceu no intervalo entre as entrevistas coletivas de Bora Milutinovic, técnico do Iraque, e Joel Santana. Ao deixar a entrevista com sorriso no rosto, por causa do resultado, Bora encontrou Joel e o seu auxiliar Jairo Leal na ante sala. Os brasileiros reclamaram e Jairo chegou a empurrar um integrante da comissão técnica iraquiana. Um funcionário da Fifa apareceu para acalmar os ânimos e depois fechou a porta para evitar que a imprensa visse a restante discussão.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts