Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

IPC regista variação positiva de 1,35%

Conforme o Comité de Política Monetária do Banco de Moçambique (CPMO) que recentemente reuniu na sua 7ª sessão ordinária do corrente ano, para avaliar os desenvolvimentos económicos e financeiros mais recentes e citando, dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística(INE), em Junho de 2010, o Índice de Preços no Consumidor( IPC) da Cidade de Maputo registou uma variação positiva de 1,35%, comparada com 1,97% do mês anterior, elevando a inflação acumulada para 10,25%, mais 9,92 pontos percentuais comparativamente a igual período de 2009.

Por exemplo, o nível de inflação em 2010 continua a ser determinado pelo fortalecimento do Rand e pela revisão em alta dos preços administrados, com destaque para os dos combustíveis líquidos e água. Por exemplo, com aquela varia – ção mensal, a inflação homóloga fixou- se em 14,52%, comparada com 12,69% em Maio e 2,65% em igual período de 2009, enquanto a taxa média móvel dos últimos doze meses foi de 5,74%, depois de 4,75% no mês anterior, sendo 9,5% o objectivo estabelecido para o final do ano.

Segundo o BM, os indicadores dianteiros da economia apresentaram, no mês de Maio de 2010, uma evolução mista e o clima económico registou uma queda de um ponto em relação ao mês anterior. Quanto ao indicador de expectativas futuras de emprego, continuou a mostrar sinais de recuperação, pelo segundo mês consecutivo, após um período de queda que vinha observando por quatro meses consecutivos, reflectindo a avaliação favorável dos respondentes dos sectores de alojamento e restauração, transportes, comércio e outros serviços, que superou as avaliações menos positivas dos inquiridos dos sectores de construção e de produção industrial.

MERCADO INTERNACIONAL

Em Maio de 2010, no mercado internacional, os preços médios das principais mercadorias exportadas por Moçambique reduziram, com excepção do algodão, que aumentou 2,3%; tendo o preço do gás natural diminuido em 5,8%, o do alumínio em 11.6% e o do açúcar em 10,5%. Por outro lado, os preços médios de alguns produtos importados por Moçambique e com impacto na inflação doméstica registaram uma queda, nomeadamente, do petróleo em bruto brent em 10,2%, do trigo em 5,8% e do arroz em 6,8%, tendo o preço do milho aumentado em 3.8% e no dia dia 7 de Julho de 2010, o preço do barril do brent estava cotado a USD 73,62.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!