A companhia sul-africana TSB Sugar, uma dos principais produtoras de açúcar daquele país, projecta aplicar a partir de 2013 cerca de 740 milhões de dólares norte-americanos para a produção de açúcar no distrito de Massingir, província de Gaza.
O investimento será aplicado no plantio de cana sacarina e construção de uma fábrica de processamento de açúcar, segundo informações em poder do Correio da manhã que realçam o facto de estarem já em curso demarches com vista à obtenção do respectivo aval pelo Governo moçambicano.
Na África do Sul, a TSB Sugar emprega cerca de 4700 trabalhadores e apoia pouco mais de 1700 agricultores comerciais e de pequena escala.
Com a entrada do TSB Sugar, três grupos sul-africanos ligados à produção de açúcar estarão em funcionamento em Moçambique, país onde já operam Tongaat Hulett e Illovo Sugar.
Produção melhora no 1º semestre
Entretanto, dados do Centro de Promoção da Agricultura (CEPAGRI) indicam que as quatro açucareiras operacionais no país produziram, no primeiro semestre de 2012, cerca de 102 mil toneladas de açúcar e 34 mil de melaço.
A produção representa um aumento de 24% e 8%, respectivamente, comparativamente ao primeiro semestre de 2011.
Até finais de 2012, as açucareiras de Marromeu e Mafambisse, na província de Sofala, e de Xinavane e Maragra, em Maputo, deverão produzir cerca de 470 mil toneladas de açúcar e 154 mil de melaço, resultantes do processamento de 3,9 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.