Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Investidores nacionais perdem terras por falta de financiamento em Nampula

Um total de 159 mil hectares de terras pertencentes aos investidores moçambicanos foram tomadas pelo governo da província de Nampula e atribuídas a novos requerentes devido ao não aproveitamento por falta de financiamento para materializar vários projectos.

Cristiano Macário, chefe do departamento de Geografia e Cadastro na Direcção Provincial da Agricultura em Nampula, disse que a terra não pode ficar bastante tempo sem ser aproveitada. E quando isso acontece é atribuída a novas pessoas com capacidade de investir e produzir.

Entretanto, o responsável disse que esse procedimento tem gerado conflitos entre as partes, mas o governo não admite, de forma alguma, que haja extensões de terras desocupadas enquanto existem pessoas que pretendem usá-las.

No distrito de Malema, por exemplo, mais de mil hectares foram tomadas e entregues a investidores japoneses para a instalação de uma empresa de produção e processamento de algodão. Cristiano Macário indicou que ainda existem vários hectares ociosos em Moma e na cidade de Nampula, as quais deverão ser concedidas aos que realmente têm poder de investimento. Entre 2010 e 2013 foram tramitados 841 Direitos de Uso e Aproveitamento de Terras (DUAT’s) para 80.860 hectares.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!