Pelo menos 68 pessoas morreram no Níger nas inundações ocorridas nos últimos dias, segundo um novo balanço estabelecido pelo Comité Interministerial de Prevenção e Gestão das Inundações.
De acordo com este comité, foram afetadas 70 mil e 353 famílias, totalizando 485 mil e 42 pessoas, enquanto as necessidades em cereais estão estimadas em seis mil e 232 toneladas das quais o Governo e os seus parceiros já mobilizaram mais de quatro mil e 500 toneladas.
Para além disso, depois do apelo lançado pelo Governo, 182 milhões de francos CFA foram mobilizados no plano nacional e 587 milhões de francos CFA dos países amigos do Níger (um dólar equivale a cerca de 582 francos CFA).
Durante uma reunião quarta-feira com os parceiros de desenvolvimento, o coordenador humanitário do Sistema das Nações Unidas no Níger, Guido Cornale, indicou que a sua instituição está fortemente empenhada ao lado do Níger para assegurar uma resposta mais “eficaz e completa”.
“Há ainda esforços a fazer e recursos a mobilizar para assegurar os abrigos e kits necessários para garantir a alimentação de todas estas famílias que perderam os seus meios de subsistência”, indicou.
Milhares de escolas servem de abrigos temporários aos sinistrados. “Torna-se necessário encontrar soluções para este tipo de problemas antes da reabertura do ano letivo que terá lugar a 15 de setembro próximo”, sublinhou Cornale.