Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Integrantes da banda Pussy Riot criticam Putin depois de serem libertadas por amnistia

Duas integrantes da banda russa punk de protesto Pussy Riot, libertadas, esta segunda-feira (23), ridicularizaram a amnistia do presidente Vladimir Putin que permitiu a antecipação da sua saída da prisão, dizendo tratar-se de jogada de propaganda, e prometeram lutar pelos direitos humanos.

Nadezhda Tolokonnikova, de 24 anos, gritou “Rússia sem Putin”, depois da sua libertação de uma prisão na Sibéria, horas depois de a colega da banda Maria Alyokhina, 25, ter sido libertada da prisão na cidade de Nizhny Novgorod, à margem do rio Volga.

As moças ainda precisariam de cumprir dois meses de pena, mas foram libertadas dias depois de um indulto de Putin ter levado à libertação do ex-magnata do petróleo Mikhail Khodorkovsky, oito meses antes do término da sua sentença de dez anos de prisão, decisões amplamente vistas como estratégia para melhorar a imagem da Rússia antes de sediar os Jogos do Inverno, em Fevereiro.

“É um acto cínico e repugnante”, disse Nadezhda, parecendo relaxada num casaco preto e camisa xadrez, em declarações à Reuters no apartamento da sua avó na cidade siberiana de Kransoyarsk, onde estava presa.

Nadezhda e Maria foram sentenciadas a dois anos de prisão por um protesto em que falaram palavrões contra Putin numa igreja ortodoxa russa em 2012, depois de um julgamento que os críticos do Kremlin dizem ter sido parte de uma campanha repressiva contra opositores de Putin, no seu terceiro mandato presidencial.

O caso provocou indignação no Ocidente, mas despertou bem menos simpatia no país do que no exterior. Elas iriam ser libertadas no início de Março. Putin, que nega prender pessoas por razões políticas, disse que a amnistia iria mostrar que o Estado russo é humano.

No entanto, a medida não beneficia o líder oposicionista Alexei Navalny, que está impedido de disputar eleições por vários anos depois de uma condenação por roubo – que está suspensa ?, que ele diz tratar-se de vingança do Kremlin por seu activismo. No poder desde 2000, Putin não descarta a possibilidade de disputar em 2018 um novo mandato de seis anos.

Maria concordou com os críticos que disseram que a amnistia era muito limitada e não um acto de misericórdia, mas um gesto de propaganda política de Putin. “Não acho que isso seja um acto humanitário”, disse ela, em comentários ao canal russo de TV e Internet Dozhd. “A minha atitude em relação ao presidente não mudou.”

Nadezhda, que fez uma greve de fome no início do ano para chamar a atenção para as duras condições e longas horas de trabalho forçado na prisão onde estava anteriormente, disse que vai lutar pelos direitos dos prisioneiros.

“Tudo está apenas a começar, portanto, apertem os cintos”, disse ela, sugerindo que a integrante da Pussy Riot – presa por uma “oração punk” na principal catedral da religião maioritária na Rússia – vai continuar a se valer de protestos para chamar a atenção para suas causas.

“Nós vamos unir os nossos esforços na nossa actividade pelos direitos humanos”, declarou Maria em Nizhny Novgorod. “Nós vamos tentar cantar a nossa música até o final.”

“Não temos medo”

Envolta numa grossa jaqueta verde da prisão e com seus longos cabelos encaracolados à solta, Maria disse que teria rejeitado a amnistia se tivesse sido opcional. Ela afirmou que quer concentrar-se na luta pelos direitos de quem está atrás das grades. “Não tenho medo de mais nada”, afirmou.

Numa reviravolta, Putin surpreendentemente indultou Khodorkovsky, o ex-dirigente da empresa petrolífera Yukos que estava preso desde 2003 e havia sido condenado em dois julgamentos que os críticos disseram ser uma punição por ele desafiar o líder do Kremlin.

Khodorkovsky, que foi libertado, sexta-feira, e viajou para a Alemanha, declarou que Putin está a procurar melhorar a sua imagem ao mesmo tempo que mostra estar confiante no seu controle do poder, depois de contornar enormes manifestações de protesto da oposição e conquistar um terceiro mandato no ano passado.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!