O Ministério das Finanças estabeleceu o mês de Outubro próximo como prazo limite para a implementação do sistema electrónico de pagamento de salários, também designado por “e-folha”, em todas as instituições do Estado moçambicano.
O assunto esteve na mesa dos debates no recém terminado XIX Seminário Nacional da Despesa Pública, que teve lugar na Matola, província de Maputo, Sul de Moçambique.
Espera-se com esta medida um melhor controlo dos funcionários e das remunerações devidas.
“Assim, as Direcções Provinciais devem organizar-se para que até Outubro próximo todas as instituições estejam a processar o salário via e-folha”, disse o Ministro das Finanças, Manuel Chang, no seu discurso de encerramento.
Neste contexto, Chang orientou as Direcções Provinciais do Plano e Finanças no sentido de, até Abril, o processo seja expandido às províncias de Cabo Delgado, Manica, Nampula, Niassa, Zambézia, Cidade de Maputo e Província de Maputo.
O calendário avançado pelo Ministro estabelece que até Outubro todos os Hospitais, Centros de Saúde e Centros de Formação da Saúde estejam a processar salários via e-folha, o mesmo acontecendo com todas as escolas do país, bem como todas as instituições centrais e provinciais.