A Inspecção-Geral do Trabalho diz que foram detectados 31 vistos falsos, só na cidade de Maputo. Por isso, tem vindo, reiteradamente, a denunciar a existência de vários casos de emprego ilegal de cidadãos de nacionalidade estrangeira.
Ultimamente, assiste-se ao surgimento de um novo fenómeno, que consiste na falsificação de atestados de autorização de admissão de trabalhadores estrangeiros em Moçambique, através de Scanners ou outros dispositivos tecnológicos, com vista a iludir as autoridades laborais e dos Serviços de Migração, de acordo com um comunicado enviado ao @Verdade.
Para inverter este cenário, o MITRAB através da Inspecção-Geral do Trabalho, iniciou ontem, dia 17 de Setembro de 2013, uma acção inspectiva à cidade e província de Maputo, ao que se seguirá das províncias de Tete, Nampula e Sofala, onde igualmente foram reportados problemas idênticos.
Os trabalhadores encontrados nesta situação serão imediatamente suspensos e os referidos casos participados à Procuradoria-Geral da República, por consubstanciarem crime punível nos termos da Lei.