Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Início da exploração do carvão incrementa produção em 34,8%

O início da produção do carvão mineral de Moatize, em Tete, nos meados de 2011, resultou no incremento da produção da indústria extrativa mineira em 34,8% de Janeiro a Setembro últimos.

Sabe-se, entretanto, que, anualmente, deverão ser produzidos 11 milhões de toneladas de carvão mineral e térmico, na província central de Tete para exportação através do porto da Beira, principalmente.

As áreas de construção e de transportes e comunicações registaram, igualmente, de Janeiro a Setembro de 2011, crescimentos da sua produção em 12,1% e 5%, respectivamente, face a igual período de 2010, tendo o desempenho do sector real da economia moçambicana registado um crescimento global de 6,7%, nos primeiros nove meses de 2011, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Este desempenho positivo da economia moçambicana contribuiu para que, em Dezembro último, o Índice dos Preços no Consumidor da cidade do Maputo registasse uma variação de 1,29%, colocando a inflação homóloga em 5,46% comparada com 16,6% de igual período de 2010.

Produção agrícola

A inflação posicionou-se, assim, até Dezembro último abaixo da meta de 8,4% estabelecida pelo Governo, tendo a taxa de inflação média anual reduzido para 10,35%, contra 12,7% observados em 2010 e inferior à respectiva meta de 10,8% estabelecida para o pretérito ano.

Por seu turno, a inflação homóloga de Moçambique, que incorpora as cidades do Maputo, Beira e Nampula, reduziu para 6,14%, em Dezembro de 2011, após 17,44% em Dezembro de 2010, tendo a taxa média anual reduzido para 11,17%, após 12,43% em 2010.

Apesar, entretanto, de os níveis de produção agrícola alcançados nos primeiros nove meses de 2011 terem superado os de 2010, eles não foram suficientes para satisfazer em pleno o mercado nacional, tendo o défice de produção de frutas e vegetais sido colmatado com recurso a importações, mercê de um ambiente apetecível em termos de taxa de câmbio do Metical, em especial, vis-à-vis o Rand, segundo o Banco de Moçambique (BM).

Estes resultados positivos da inflação de 2011 são também fruto de medidas de política monetária do BM tomadas para controlar a pressão inflacionária e estabilizar o Metical, conjugadas com a adequada combinação de instrumentos de política monetária com os de política orçamental, de acordo igualmente com o banco central moçambicano.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!