Arrancam este mês, com o fim previsto para 2017, as obras de reabilitação do Porto de Nacala, na província de Nampula, cujo projecto, orçado em 300 milhões de dólares norte-americanos, foi apresentado nesta quinta-feira (06), na capital moçambicana.
Segundo o programa tornado público, as obras irão incidir sobre a ponte cais norte, pavimentação da área de parqueamento de contentores, instalação de equipamentos para a modernização das operações de manuseamento de combustíveis, alargamento de portões e construção de um terminal ferroviário, dentro outras acções.
Trata-se de um empreendimento cuja execução está a cargo da japonesa Penta-Ocean Constrution Co Ltd e o contrato de adjudicação da empreitada foi rubricado em Janeiro passado entre representantes da empresa e a contraparte moçambicana, representada pelo Ministério dos Transportes e Comunicações.
Ana Dimande, coordenadora do projecto, disse que o Porto de Nacala terá 240 mil metros quadrados após a sua expansão, o que vai fazer com que Moçambique tenha mais clientes internos e externos.
O Ministro dos Transportes e Comunicações, Gabriel Muthisse, indicou que a reabilitação é fundamental para a economia moçambicana na medida em que vai permitir que o país esteja cada vez mais inserido no mercado global e os produtos agrícolas, minerais, dentre outros vão ganhar competitividade em termos de venda e manuseamento.