Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Inflação mensal entre 0,95% e 1,15%

A inflação moçambicana situou-se entre 0,95% e 1,15%, em Janeiro de 2012, segundo estimativas do Departamento de Estudos Económicos e Estatísticas do Banco de Moçambique (BM).

Esta variação mensal coloca a inflação anual no intervalo entre 4,32% e 4,58%, fazendo com que a inflação média desacelerasse para a banda entre 9,33% e 9,36%, segundo a mesma instituição financeira.

Entretanto, o BM indica que o saldo da base monetária que é variável operacional da política monetária situou-se, em Janeiro último, em 31.943 milhões de meticais, menos 2375 milhões de meticais, face a Dezembro de 2011, e 727 milhões em relação às estimativas feitas para o período.

A situação deveu-se ao retorno de notas e moedas ao BM no valor global de 2266 milhões de meticais, após o pico sazonal de 2083 milhões de meticais registado em Dezembro último.

No mesmo período, as reservas bancárias em moeda nacional aumentaram 228 milhões de meticais, perante a libertação de 336 milhões de meticais decorrente da redução do coeficiente de reservas obrigatórias decretado em Dezembro último, com efeitos a partir de 7 de Janeiro.

A expansão anual da base monetária reduziu para 6,8% em Janeiro último. Combustíveis Entretanto, a factura de combustíveis consumiu em Janeiro de 2012 cerca de 61,4 milhões de dólares norteamericanos, segundo ainda o BM que, face à sua crise no mercado externo, chamou para si a responsabilidade pelo seu pagamento na sua importação.

Este pagamento concorreu para que o saldo preliminar das Reservas Internacionais Líquidas fosse de 2101,5 milhões de dólares norteamericanos, no fecho do mês de Janeiro de 2012, reflectindo uma redução de 125,2 milhões de dólares devido à venda líquida de USD 157,6 milhões efectuada pelo BM aos bancos comerciais, dos quais 61,4 milhões de dólares destinados ao pagamento da factura de importação de combustíveis líquidos.

O saldo de Reservas Internacionais corresponde a cerca de cinco meses de cobertura de importações de bens e serviços não factoriais projectadas para todo o ano, contra 5,8 observados no mês anterior.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!