Já arrancaram na Cidade de Cuamba, Província de Niassa, Norte do País, as obras para a construção de um centro de formação profissional em Hotelaria e Turismo, do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFP), com a duração de cerca de três anos, e orçadas em 23 milhões de meticais, montante disponibilizado pelos parceiros de cooperação do Governo do Niassa.
Segundo uma fonte do Ministério do Trabalho, que tutela o INEFP, trata-se de um empreendimento que, para além de blocos de salas de aulas, comportará dois dormitórios (um para cada sexo), um bloco administrativo e um recinto desportivo, o primeiro do género na região Norte do País em matéria de formação em Hotelaria e Turismo daí que, espera-se que não só venha a servir aquela Província como as circunvizinhas também.
“A escolha desta especialidade como a principal foi em resposta a um estudo de viabilidade anteriormente feito, bem como em resposta à preocupação apresentada por agentes económicos daquela que é considerada a capital económica do Niassa (Cuamba) para que um estabelecimento de género fosse implantado na região, para responder à demanda do mercado em termos turísticos e de hotelaria, bem como na criação do auto-emprego” – referiu a fonte.
Entretanto, 24 candidatos iniciaram formação em Construção Civil e Carpintaria, semana passada, na mesma cidade, no âmbito da parceria do INEFP com associações de empreendedores distritais, devendo durar três meses. Nestas especialidades, de salientar, foram graduados outros 32 beneficiários no ano passado.