Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Inéditos de Cortázar descobertos em Paris

Inéditos de Cortázar descobertos em Paris

A editora Alfaguara vai publicar em Maio um volume de quase 500 páginas com um grande número de textos inéditos do escritor argentino Júlio Cortázar, preparados para edição por Aurora Bernárdez, primeira mulher do autor, e por Carles Álvarez, especialista na sua obra.

Com o título ‘Papeles Inesperados’, o livro, que será lançado simultaneamente em Espanha e na Argentina, inclui, entre outros inéditos, 11 contos, 13 poemas, quatro auto-entrevistas, textos sobre literatura e política, crónicas de viagem, um capítulo desconhecido da novela Libro de Manuel (1973) e ainda uma série de novos episódios com a mesma personagem que protagoniza os contos reunidos por Cortázar em ‘Un Tal Lucas’ (1979).

Um tesouro inesperado, que Aurora Bernárdez – a quem já se devia a publicação de outros inéditos do autor – descobriu em Paris, numa cómoda que tinha pertencido a Cortázar. O escritor, de quem a editora Cavalo de Ferro acabou de publicar em Portugal aquela que é considerada a sua obra mais influente, Jogo do Mundo (Rayuela na edição original, de 1963), abandonou a Argentina no início dos anos 50 e viveu em França até morrer, em 1984, de leucemia.

Segundo uma responsável da Alfaguara em Buenos Aires, Júlia Saltzmann, o livro abrange textos escritos desde o início da década de 30, quando Cortázar tinha vinte anos, até os meses que antecederam a sua morte. “Este volume”, diz a editora, “permite seguir a formação da pessoa e do escritor, desde o ‘pré-Cortázar’ ao Cortázar célebre”.

Carlos Álvarez está convencido de que, após este achado, dificilmente aparecerá um novo conjunto significativo de inéditos do autor. Mas a descoberta reanima a esperança de que um dia se reencontre um romance de 600 páginas, ‘Soliloquio’, que Cortázar escreveu na juventude e que, segundo ele próprio afirmou, teria queimado.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!