A produção industrial da província de Inhambane foi de perto de três biliões de meticais ao longo de 2013, actividade dinamizada pela extracção de gás natural em Pande e Temane.
Em 2005, a produção industrial da província gerou cerca de 14 milhões de meticais e o progresso registado, em 2013, deveu-se à também maior aposta das autoridades locais na actividade de agroprocessamento de produtos alimentares cultivados na região, segundo o balanço das actividades desenvolvidas pelo governo da região, correspondente ao ano passado.
Para tornar os produtos locais mais competitivos, os produtores locais estão a beneficiar de assistência técnica levada a cabo por quadros dos Ministérios da Agricultura e Indústria e Comércio que incentivam os agentes económicos a melhorarem a qualidade das embalagens e aderirem à certificação dos seus produtos com o selo Made in Mozambique.
Nesta esteira, surgiu a empresa C & c Agro-Alimentar, firma com uma capacidade de processamento de pouco mais de três mil toneladas de todo o tipo de fruta por ano, realça, como exemplo, o documento do governo de Inhambane, acrescentando que a mesma companhia produz cerca de 20 mil litros de sumo por dia.
No que respeita à comercialização, a província registou um volume de 551.908 toneladas de produtos diversos em 2013, correspondente a um incremento de perto de 2287% comparativamente a 2005. Os produtos mais comercializados foram a copra, castanha de caju, citrinos, hortícolas, milho, arroz, mapira e mandioca.