Cerca de 76% do volume global de 8.835 biliões de dólares norte-americanos correspondem ao volume do Investimento Directo Estrangeiro (IDE) aplicado nos últimos 10 anos na indústria extractiva.
A seguir está o sector da indústria transformadora com 1.196 biliões de dólares, o correspondente a 10% da contribuição, segundo Aiuba Cuereneia, ministro de Planificação e Desenvolvimento, acrescentando que o sector dos transportes e comunicações injectou no IDE cerca de 479 biliões de dólares e a agricultura o correspondente a USD 470 biliões.
No mesmo período, a agricultura registou um maior peso na economia moçambicana estimado em cerca de 24%, seguido da indús- tria manufactureira com 13,5%, comércio com 11% e transportes e comunicações com o peso de 10,4% no Bruto Interno Bruto (PIB) registado nos últimos 10 anos em Moçambique.
Na área do emprego, Aiuba Cuereneia avançou que a área por sector de actividade mostrou no período em análise que cerca de 73% da população economicamente activa têm-se dedicado à agricultura e que menos de 10% encontram-se na indústria transformadora, 3,9% nos transportes e comunicações e 0,5% na indústria extractiva.
SADC
Frisa-se, entretanto, que Moçambique é um dos países da África Austral com taxas de crescimento elevadas, registamdo uma média na última década de 7% de crescimento económico.
O desempenho elevado é causado pela positiva contribuição dos sectores produtivos da agricultura, com 24,8%, indústria manufactureira (13,5%), comércio (11%) e transportes e comunicações, com 10,4%.