Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Indústria de ração atrai investidores portugueses e brasileiros a Nampula

Pelo menos 10 propostas de investimento directo estrangeiro deram entrada no governo provincial de Nampula entre Janeiro e Outubro de 2012 para a concretização de diversos empreendimentos, com destaque para os virados à plantação de soja destinada à produção de ração e abastecer a indústria avícola das regiões Centro e Norte do país.

As propostas pertencem a investidores de Portugal e Brasil, atraídos pelo programa ProSavana virado para promoção da agricultura comercial, segundo Deuladeu de Azevedo, técnica do Centro de Promoção da Agricultura (CEPAGRI), em Nampula. Os projectos destinam-se à construção de unidades de processamento de soja para “fazer face à grande procura de ração animal no Centro e Norte do país”, de acordo ainda com aquela responsável, apontando o uso de tecnologias avançadas como uma das condições exigidas pelo CEPAGRI para aumentar a competitividade da comercialização de soja no mercado doméstico e da região da África Austral.

Refira-se que o programa ProSavana está em curso desde início de 2012 e destina- se à produção de culturas agrícolas nas zonas Centro e Norte de Moçambique para fins comerciais e está a ser implementado em 12 distritos das províncias de Nampula, Cabo Delgado e Zambézia. Refira-se ainda que o Japão acaba de manifestar interesse em adquirir cereais oleaginosos produzidos através de métodos orgânicos nas províncias de Nampula e Zambézia. Estimativas do Ministério da Agricultura apontam que aquele país necessita de 200 a 300 toneladas anuais de soja.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts