O distrito de Chókwè, considerado capital económica da província de Gaza, Sul de Moçambique, passa a dispor, a partir da presente campanha agrícola, de uma unidade industrial de processamento de arroz.
Com tecnologia de ponta, a unidade poderá processar, por hora, pouco mais de uma tonelada de arroz com casca. Para a entrada em funcionamento do equipamento em alusão, encontram-se em capacitação técnicos e operadores locais.
Citado pelo jornal Notícias desta Segunda-feira, Soares Xirinda, presidente do Conselho de Administração da HICEP, entidade responsável pela gestão das infraestruturas de rega naquele distrito, garante que a instituição que dirige fará de tudo para “facilitar o trabalho dos produtores, para que, na fase da comercialização do arroz não tenham que deambular à procura do Mercado”.
Refira-se que os produtores de arroz daquele distrito, sofreram, na campanha finda, enormes prejuízos devido a chuvas excessivas que devastaram os seus campos de cultivo daquele cereal além de terem criado dificuldades na realização da ceifa.