Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Índia registra 6% de crescimento em 2009, apesar da seca

O ministro indiano das Finanças, Pranab Mukherjee, disse nesta terça-feira confiar que a economia indiana vai crescer mais de 6% em 2009, apesar da seca e da recessão econômica mundial. “Para este ano, prevemos um crescimento de 6% do PIB”, declarou o ministro a jornalistas. 

 

Esta previsão ministerial foi divulgada no momento em que o volume esperado das chuvas de monções são 29% inferiores ao normal na Índia, onde o poder de compra da população rural continua sendo um fator importante do crescimento econômico.

 

A previsão otimista do ministro das Finanças coincidiu também com o momento em que um comunicado do ministério do Comércio registrou uma baixa de 26% das exportações indianas em julho em relação ao mesmo mês do ano precedente. Em junho, as exportações já tinham caído 28%. O governo deve anunciar em 27 de agosto próximo medidas de exportações. Ano passado, o crescimento econômico da Índia aumentou 6,7%, após vários anos de crescimento de mais de 9%.

Os economistas consideram em geral que o tamanho de seu mercado interno de mais de 1,2 bilhão de indivíduos permitiu à economia amortecer o choque da recessão mundial, pois as exportações representaram apenas 15% de seu PIB. No entanto, para combater a pobreza endêmica do país, é necessário um crescimento de pelo menos 9%, segundo autoridades indianas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts