Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Índia disposta a construir fábricas de produtos petrolíferos

O governo da Índia está disposto a construir fábricas de produtos petrolíferos, químicos e de adubos em Moçambique.

Para o efeito, segundo Jaipal Reddy, Ministro indiano do Petróleo, citado pelo Jornal “The Economic Times”, o Executivo moçambicano deve assegurar o abastecimento de energia a preços bonificados.

“As nossas empresas estatais estão dispostas a montar sistemas urbanos de distribuição de gás, fábricas de adubos e de produtos petrolíferos e químicos desde que o gás necessário para abas- tecer todos esses projectos seja cedido ao preço certo”, disse Reddy ao jornal.

O ministro indiano deu a garantia no final das conversações com o vice-ministro moçambicano dos Recursos Minerais, Abdul Razak Noormahomed, à margem da conferência Petrotech 2012, que teve lugar em Nova Deli, segundo a Rádio Moçambique (RM), emissora pública.

As empresas a prospectar hidrocarbonetos em Moçambique já descobriram até à data 130 biliões de pés cúbicos de gás natural, havendo duas empresas indianas – Bharat PetroResources e Videocon Industries – que controlam participações de 10 por cento cada no bloco operado pelo grupo norte-americano Anadarko Petroleum.

Abdul Razak Noormahomed anunciou em Nova Deli que o governo de Moçambique vai levar a leilão 12 novos blocos para prospecção petrolífera em meados de 2013, devendo as empresas indianas Oil and Natural Gas Corp (ONGC) e Oil India Ltd apresentar-se ao concurso.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts