Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Detidos funcionários falsificadores de cartas de condução na Matola

Dois quadros seniores da Delegação do Instituto Nacional de Viação (INAV), localizado na Cidade da Matola, província do Maputo, no sul de Moçambique, recolheram aos calabouços indiciados de envolvimento em esquemas de falsificação de cartas de condução.

Fonte do INAV revelou que a detenção dos dois funcionários seniores teve lugar há dias, quando aqueles serviços, em coordenação com a Polícia da República de Moçambique (PRM), prenderam um indivíduo na posse de centenas de cartas de condução cor-de-rosa a tentar trocá-las com as biométricas.

Ao ser detido dentro das instalações do INAV quando tentava trocar as cartas cor-de-rosa todas elas falsas, o suspeito foi conduzido à esquadra da PRM onde revelou o esquema e os integrantes da rede, envolvendo quadros dos serviços que facilitavam o processo.

Os dois suspeitos, segundo escreve o matutino “Noticias”, eram quadros de chefia na delegação do INAV, que facilitavam todo o processo de troca. De imediato foi ordenada a detenção dos indivíduos que agora respondem em processos disciplinares e criminais.

O jornal adianta que este caso nada tem a ver com o que está a correr envolvendo 76 outros quadros do INAV a nível do país, acusados da prática de infracções incluindo a falsificação das novas cartas de condução.

Segundo a mesma fonte, o processo continua em fase de averiguação, devendo os resultados serem tornados públicos brevemente.

O caso foi descoberto graças a uma auditoria interna do INAV que detectou irregularidades que resultaram em acusações contra os funcionários em causa, suspeitos de corrupção na emissão das novas cartas de condução biométricas, bem como na troca da antiga cor-de-rosa para a actual.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!