Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Inaugurada embarcação “Mpfumo” ligando Maputo e Catembe

O Ministro dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, inaugurou hoje uma nova embarcação de transporte de passageiros e carga destinada a garantir a travessia de pessoas e bens entre a cidade de Maputo e o Distrito Municipal da Catembe, do outro lado da baia da capital moçambicana.

Trata-se do Ferry Boat denominado “Mpfumo” (nome tradicional com que é conhecida a cidade de Maputo), que conta com uma Inaugurada embarcação “Mpfumo” ligando Maputo e Catembe capacidade de transportar 250 passageiros, 10 viaturas ligeiras e quatro camiões de entre 10 a 15 toneladas de carga. “Mpfumo” faz parte de um lote de seis embarcações novas adquiridas em Dezembro passado pelo Governo para melhorar as condições de transporte nas principais travessias do país, tendo para o efeito investido 16,4 milhões de dólares americanos, que também serviram para a reabilitação de infra-estruturas de acostagem.

As outras cinco embarcações já foram todas entregues aos beneficiários, estando agora a operar nas travessias Beira-Buzi e Beira-Machanga (província central de Sofala), Quelimane-Recamba (na Zambézia, também no Centro do país) e Inhambane-Maxixe (na província de Inhambane, Sul de Moçambique). Falando na ocasião da inauguração da embarcação “Mpfumo”, Paulo Zucula considerou o dia de hoje como sendo “uma momento de alegria”.

“Esta inauguração é um pequenino passo, mas são os pequenos passos que nos levam para a frente”, disse, acrescentando que o acto simboliza a aposta do Governo em assegurar transporte de qualidade nas principais travessias do país. Antes da inauguração de “Mpfumo”, a travessia Maputo-Catembe e vice-versa era assegurada pela embarcação “Bagamoyo”, antiga e nem sempre operacional. Assim, os cidadãos eram obrigados a recorrer a pequenas embarcações sem condições de conforto e segurança. Aliás, estas pequenas embarcações não operam em situações de mau tempo.

“‘Mpfumo” é mais um ganho… esta embarcação possui mais conforto, segurança e vai funcionar sem muitos intervalos (interrupções)”, garantiu o governante moçambicano. A cerimónia de inauguração desta embarcação contou com a participação do Edil de Maputo, David Simango, que, na altura, agradeceu o apoio do Governo Central em garantir transporte de passageiros para os munícipes residentes do outro lado da baia e não só.

“Este acto constitui uma alegria imensa para os munícipes e outros destinatários, porque, em Novembro passado, durante a campanha eleitoral (para as autárquicas do mesmo mês), prometi um ferry boat para os munícipes da Catembe e, passados seis meses, assistimos a esta inauguração”, disse, acrescentando que “isso significa que estamos a cumprir com as nossas promessas”.

Simango aproveitou a ocasião para pedir o apoio do Governo no sentido de fornecer outra embarcação para fazer a ligação da travessia Maputo-Inhaca. A ilha de Inhaca é um dos distritos municipais de Maputo que dista cerca de 70 quilómetros da parte continental da cidade capital do país

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!