A província de Nampula conta desde esta quarta-feira (22) com uma fábrica de processamento e empacotamento de sementes agrícolas, propriedade da empresa comercial de produtos associados, IKURO, que contou com o financiamento da embaixada da Noruega, no valor de 270 mil dólares norte-americanos.
Segundo Gerson Manuel, director da IKURO, em Nampula, a nova fábrica, por sinal a única do género na província, vai incrementar os níveis de produção e exportação de diversos produtos, com destaque para gergelim e amendoim, entre outros, cujos mercados preferenciais são a Holanda, Inglaterra e Noruega.
Ainda de acordo com Manuel, no ano passado, a sua instituição exportou para os países acima mencionados 350 toneladas de cereais diversos, quantidades que poderão duplicar na presente época agrícola.
Por seu turno, a embaixadora de Noruega em Moçambique, Mette Masst, assegurou que, uma vez instalada a indústria de processamento de cereais em Nampula, a instituição vai desembolsar mais fundos direccionados à agricultura a vários grupos de camponeses da província de Nampula, vocacionadas ao fomento das culturas de gergelim e amendoim, como forma de aumentar os níveis de produção e produtividade.
A diplomata disse ainda que o seu país financia anualmente vários projectos no país em mais de cinquenta milhões de dólares, sendo que deste valor 18 vão para o Orçamento do Estado.