Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

INATER encerra quatro escolas de condução no país

O Instituto Nacional dos Transportes Terrestre (INATER) encerrou quatro escolas de condução em todo o país, na sequência da fiscalização efectuada nas últimas duas semanas.

A Vice-Ministra dos Transportes e Comunicações, Manuela Rebelo, disse que o governo está preocupado com o número de acidentes de viação que têm ocorrido nos últimos tempos.

“Temos que ter responsabilidade, as escolas de condução não devem funcionar para negócio”, disse a governante moçambicana, falando, Quarta-feira, em Maputo, durante a Reunião Nacional das Escolas de Condução, promovida pelo Ministério moçambicano dos Transportes e Comunicações (MTC), em coordenação com o Instituto Nacional dos Transportes Terrestres (INATER).

Segundo o chefe de Fiscalização do INATER, Vasco Tovela, do levantamento feito nas últimas duas semanas, constatou-se que existem 122 escolas de condução, das quais quatro foram encerradas.

Assim, na região sul, foram encerradas a Escola de Condução da Cidade de Maputo, Gicam (ambas na capital do país) e Trans-Auto, esta última na província de Gaza. No Norte de Moçambique, foi encerrada a escola de condução Connor, localizada na cidade de Nampula.

“Temos cinco escolas na Cidade de Maputo em risco de serem encerradas devido ao não cumprimento de certas regras básicas como o número de lições e aulas práticas”, disse Tovela José Naiene, Director da Escola de Condução Eni, na Província de Gaza, disse que não se pode imputar todas as culpas às escolas de condução em relação aos acidentes de viação.

“Nós cumprimos com os requisitos e temos condições para o melhor funcionamento, talvez o problema seja o factor humano, a prudência do próprio motorista”, considerou.

Durante o evento, foi apresentado o Ranking das melhores escolas em 2011, onde se destacaram a Escola de Condução Avançada, Escola de Condução Internacional e Escola de Condução Coimbra, todas localizadas na cidade de Maputo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Uma resposta

  1. Olá, só quero dizer que o nome em si já diz tudo acidente,mas com um bocado de prudência podem se evitar muitos.
    Outro aspeto que mancha é o que acontece no meu caso, estou a tirar Carta de condução ja fiz exame teórico a escola diz que não há tempo vago para eu poder ter aulas práticas porque o horário que eu havia escolhido desde aulas teóricas está ocupado, assim farei um mês sentado a espera que os outros saíam.
    E o que eu aprendi acerca de segurança rodoviária será que também fica a espera? Portanto esse aspeto mancha aquilo que é o processo de aprendizado, porquê aceitar novos inscritos se já tem mais que a conta.
    Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!