Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

INAM deverá gastar USD 2 milhões para contratar estrangeiros

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) deverá aplicar, no período 2013/2016, cerca de dois milhões de dólares norte-americanos para contratação de especialistas estrangeiros destinados a reforçar a qualidade dos serviços de medição do tempo em Moçambique.

A contratação de estrangeiros deve-se à insuficiência de especialistas nacionais capazes de assegurar o pleno funcionamento da instituição, reconheceu Moisés Benessene, director nacional do INAM.

Por outro lado, Benessene admitiu que o INAM está a enfrentar uma fase “menos boa”, desde 2008, devido à redução, em cerca de 25,3 milhões de meticais, do nível de financiamento externo à instituição, actualmente estimado em 12 milhões de meticais.

A Finlândia e Espanha fazem parte do grupo de doadores que, nos últimos tempos, mais se têm destacado na redução do apoio àquela instituição estatal, lembrou o responsável do INAM, realçando que a situação é agravada pela crise financeira que assola a maioria dos países doadores.

Para inverter aquele cenário, Benessene disse que a sua instituição está a mobilizar 11,4 milhões de dólares norte-americanos para aplicar, no período 2013/2016, em acções de reabilitação de grande parte do equipamento que “agora se encontra em obsoleto devido à falta de trabalhos regulares de manutenção”.

Até 2000, Moçambique tinha um serviço de meteorologia de melhor qualidade, recordou Moisés Benessene, explicando ainda que a ausência de manutenção do equipamento da instituição deve-se aos elevados custos operacionais do processo.

A falta de manutenção, de radares e com várias estações meteorológias inoperacionais há cerca de 12 anos foi também confirmada por um estudo elaborado pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM), divulgado em 2012.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!