Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Importação de combustíveis aumentou 78% em 2011

A importação de combustíveis registada entre os meses de Janeiro e Setembro de 2011 consumiu cerca de 690,3 milhões de dólares norte-americanos, o correspondente a um aumento estimado em cerca de 78%, valorizado em cerca de 303,3 milhões de dólares.

No período em análise, o volume total das importações foi de 3,948 milhões de dólares, mais 24% comparativamente a igual período de 2010 e cerca de 80% do programado para todo o ano passado, segundo o balanço do desempenho do Governo registado em 2011.

O documento do Governo indica que os factores de variação dos principais produtos importados ao longo do terceiro trimestre de 2011 estão relacionados com o incremento da factura de combustíveis devido ao aumento do preço médio internacional de crude em 38,9%, havendo a destacar do total dos combustíveis importados o aumento do volume de gasóleo em 110.138,9 toneladas métricas, em relação a igual período de 2010.

Refira-se que, excluindo o fornecimento de combustíveis a navios e aeronaves nos portos e aeroportos nacionais e as reexportações, as importações definitivas registaram um aumento em 272 milhões de dólares, segundo ainda fonte documental do Governo, explicando que nas principais matérias-primas e bens intermédios, o valor de importação desta categoria de bens foi de 802,6 milhões de dólares.

Grandes projectos

Nesta categoria, as importações efectuadas pelas grandes empresas do Investimento Directo Estrangeiro (IDE) aumentaram em 71% em relação ao período homólogo de 2010, devido à tendência altista do preço das matérias primas e ao incremento da importação de maquinaria para a realização de obras de construção e/ou expansão por alguns destes empreendimentos, com destaque para a área de exploração mineira.

Por seu turno, as importações dos principais bens de consumo reduziram em 5,5%, para 388,7 milhões de dólares, face a igual período de 2010, devido à redução das importações de cereais em 12,7% e de medicamentos em 4,8%,enquanto no concernente a uma mistura de produtos diversos os custos com a sua importação reduziram em 6,3%, para 713,9 milhões, com destaque para os incorridos com as importações de produtos da categoria de metais comuns e suas obras.

Exportações

Nas exportações, Moçambique arrecadou em 2011 cerca de 2687 milhões de dólares norte-americanos, representando um incremento em cerca de 111,9% do valor programado para 2011, com os grandes projectos a contribuírem com 1510,8 milhões de dólares.

A companhia brasileira VALE exportou no período em análise cerca de 35 mil toneladas de carvão, valendo-lhe um encaixe de 3,3 milhões de dólares norte-americanos.

Energia eléctrica e gás natural viram incrementadas as suas receitas de exportação em 5,3% e em 5,5%, respectivamente, enquanto o alumínio registou um aumento em 50,7% decorrente do melhoramento do preço em 18,2%, contra incremento de receitas de ilmenite e zircão, em 55,9%.

Do lado dos produtos tradicionais, registou-se um aumento das receitas em 54,3%, para 116,1 milhões de dólares, reflectindo o aumento do volume em 26%, não obstante a queda no preço médio em 1,9%.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!