Em ritmo alucinante, o Manchester City massacrou, este domingo (24), aquela que era até então a melhor defesa do Campeonato Inglês e devastou o Tottenham Hotspur por 6 x 0. Sergio Aguero e Jesus Navas marcaram duas vezes cada, e o City agora tem 13 golos marcados nas últimas duas partidas em casa, ao passo que o Tottenham sofreu Num só jogo o mesmo número de golos que sofrera nas últimas 11 partidas fora de casa válidas pela liga.
Depois de vencer em casa pela sexta vez, o City chegou à quarta posição na tabela, com 22 pontos. Mesmo tendo sido goleado, o Tottenham conseguiu controlar o jogo durante determinados períodos da primeira parte, mas teve sempre de correr atrás do primeiro golo depois de o guarda-redes Hugo Lloris ter cometido um erro logo a 15 segundos de jogo que custou o primeiro golo no Ettihad Stadium.
Depois de receber recuo de bola, o francês tentou afastar mas colocou a bola nos pés de Aguero, que chutou de fora da área e, no rebote, viu o espanhol Navas arrematar com efeito, encobrindo Lloris. Foi o segundo gol mais rápido da temporada, apenas atrás do chute do goleiro do Stoke City Asmir Begovic que, com o auxílio do vento, superou a meta do Southampton com 13 segundos de partida.
“Foi um início perturbador, com um golo sofrido a 15 segundos. Isso fez ruir os nossos planos e tudo o que havíamos preparado para a partida”, explicou o treinador do Tottenham, Andre Villas-Boas. “Não há muito o que explicar. Tudo deu errado para nós, que tínhamos a melhor defesa do país com somente seis golos sofridos. O City foi muito bem.
Já nós estivemos muito abaixo do esperado hoje e pagamos um preço alto por isso.” Outro erro de Lloris ajudou o City a ampliar o marcador quando, aos 34 minutos, Younes Kaboul salvou o chute de Aguero que iria para o golo, a bola ricocheteou no volante brasileiro Sandro e acabou entrando.
Pouco antes do intervalo, Aguero fez 3 x 0 com uma finalização hábil de dentro da área, antes que ele e Alvaro Negredo dessem um show na segunda parte, marcando o quarto e quinto golos e oferecendo o prenúncio daquilo que viria a ser a pior derrota do Tottenham no Campeonato Inglês em anos.
Villas-Boas ainda pôs Emmanuel Adebayor para fazer a sua estreia na temporada, mas o tímido ataque do Tottenham raramente ameaçou a meta de Costel Pantilimon, que substituiu Joe Hart. Navas ainda recebeu lançamento nos acréscimos e deu números finais à goleada. O City chegou a 34 golos marcados na temporada, mais do que qualquer outra equipe.
Mesmo jogando mal fora de casa, a equipe de Manchester consolidou-se no bloco de cima da tabela, enquanto o Tottenham, que marcou apenas nove golos em 12 jogos, caiu para a nona colocação, com 20 pontos.