Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Imigrantes retidos em ilha da Grécia protestam por liberdade

Várias dezenas de imigrantes que estão retidos num acampamento na ilha grega de Lesbos protestaram atrás da cerca de arame farpado do complexo nesta terça-feira, gritando “Queremos liberdade!”.

Eles estão entre milhares de refugiados e imigrantes que chegaram a Lesbos desde 20 de Março, ou próximo dessa data, vindos da Turquia, e que estão a ser detidos conforme um novo acordo da União Europeia com Ancara até que os seus pedidos de asilo sejam processados e eles sejam aceites ou mandados de volta para o território turco.

O primeiro grupo de 202 imigrantes, a maioria do Paquistão, que se encontrava em Lesbos e na ilha de Quios, no Mar Egeu, foi devolvido à Turquia na segunda-feira. Através do arame farpado do campo de Moria, em Lesbos, um homem estendeu um pedaço de papelão com as palavras “Matem-nos se quiserem”.

No muro do amplo complexo isolado por portões, outrora um campo do Exército, pichações dizem “Ninguém é ilegal”.

Em Março a UE e a Turquia firmaram um acordo para fechar uma rota usada no ano passado por centenas de milhares de imigrantes, a maior parte fugindo de zonas de conflito. Em troca, o bloco irá receber milhares de refugiados sírios directamente da Turquia e recompensá-la com auxílio financeiro, autorização de viagens sem exigência de visto e avanços nas negociações da filiação de Ancara à UE.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!