A Inspecção- Geral do Trabalho (IGT) acaba de introduzir um novo serviço horário de atendimento ao público, por forma a responder à demanda dos últimos tempos no mercado do trabalho, nomeadamente um turno inspectivo de urgências em todas as Direcções Provinciais do Trabalho.
Segundo um comunicado do Ministério do Trabalho enviado à nossa Redacção, trata-se de uma inovação tendente à adequar as acções de fiscalização laboral ao contexto produtivo, em que dois turnos estarão disponíveis por dia, com vista a atender e a ajudar resolver as preocupações dos trabalhadores e dos empregadores, bem como do público em geral, mesmo nos períodos fora do de expediente, dado que algumas empresas laboram para além das 17:30 horas ou em turnos contínuos, incluindo nos dias feriados.
Esta inovação surge em resposta à cada vez crescente procura dos serviços da inspecção do trabalho por parte do público, com destaque para os trabalhadores e empregadores, desde a introdução da sua Linha Verde (800225225), quer para efeitos de denúncias de irregularidades laborais nos sectores de produção e empresas, quer para esclarecimentos sobre determinadas interpretações da legislação laboral, incluindo casos envolvendo conflitos laborais, violação de horários e abusos.