Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Id-ul-Filtre divide Muçulmanos em Nampula

Prevalecem desendentimentos entre os crentes da religião islâmica, à volta da verdadeira data das celebrações do Ide-Ul-Filtre que marca o fim de Ramadane, mês sagrado para aquela congregação religiosa. Em algumas mesquitas da cidade da capital provincial de Nampula, a festa do Ramadane foi comemorada no Domingo, sob alegação de terem visto a lua no dia anterior, sinal que determina o término do jejum. Enquanto que a outra facção, que diz guiar-se pelo calendário que marca, anualmente, o início e o fim do mês sagrado para os seguidores de Maomé, decidiu celebrar hoje, segunda-feira, a festa do Id-Ul-Filtre.

Este ano, segundo o referido calendário em uso também no país, o inicio do Ramadane ocorreu no passado dia 22 de Agosto e as festividades, que assinalam o encerramento do mês de jejúm para os muçulmanos, têm lugar hoje, 21 de Setembro.

Em contacto com a nossa reportagem, Augusto da Graça Jacson, um dos crentes que frequenta a Mesquita de Namicopo, sugere a necessidade do governo moçambicano pproceder a unificação consensual da data a fim de pôr cobro as divergências que, habitualmente, têm marcado a sua celebração e, deste modo, evitar, também, eventuais ocorrências de conflitos entre as duas seitas muçulmanas. Entretanto, a Ministra do Trabalho, Helena Taipo, concede uma tolerância de ponto, hoje, segunda feira, a todos os trabalhadores do país que professam a religião muçulmana, para permitir que estes passem condignamente, junto das suas famílias e comunidades, a festa do Ide-Ul-Fitre, que marca o fim do mês de Ramadan (Jejum).

A mesma tolerância, segundo a governante, não abrangerá aqueles trabalhadores cuja natureza da sua actividade não pode ser interrompida no interesse público. A Ministra do Trabalho aproveita esta oportunidade para desejar a todos os trabalhadores muçulmanos de Moçambique e de todo o mundo festas felizes de Ide-Ul-Fitre, sempre na perspectiva de paz e justiça.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!