Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
Publicidade

Iceberg gigantesco à deriva no sul da Austrália

Um iceberg, com quase duas vezes o tamanho da ilha de Hong Kong, segue à deriva em direção ao território da Austrália, um evento que segundo os cientistas é visto uma vez em um século. O glaciologista australiano Neal Young localizou o bloco de gelo, de aproximadamente 19 quilômetros de comprimento, a 1.700 quilômetros da Austrália usando imagens de satélite.

Ele afirmou não ter informações sobre um iceberg tão grande nesta área desde que no século XIX os barcos começaram a percorrer a rota comercial que ligava Grã-Bretanha e Austrália. “Não recordo de nenhuma menção em muito, muito tempo”, afirmou Young, da Divisão Antártica Australiana e do Centro de Pesquisas Cooperativas de Ecossistemas e Clima Antártico. “Suponho que será necessário remontar provavelmente aos tempos dos veleiros”, completou.

De acordo com Young, o iceberg mede aproximadamente 140 quilômetros quadrados. A superfície da ilha de Hong Kong é de quase 80 quilômetros quadrados. O cientista acredita que o iceberg se formou na Antártica há quase 10 anos e flutuou lentamente pelo continente gelado antes de tomar a insólita rota do Norte. O enorme iceberg era a princípio de 400 quilômetros quadrados, mas se dividiu em dois. “Sobreviveu no oceano aberto durante aproximadamente um ano”, explicou.

A descoberta acontece depois da localização de dois icebergs mais ao leste, na ilha australiana de Macquarie, seguidos de mais de 100 pedaços de gelo menores que seguem para a Nova Zelândia. Segundo Young se trata de um fenômeno raro que pode se tornar frequente com o aumento das temperaturas do mar em consequência do aquecimento global.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!