A Direcção do Hospital Geral José Macamo, em Maputo, aumentou o número do pessoal médico e de apoio para fazer face à demanda nesta quadra festiva.
A directora daquele Hospital, Leila Monteiro, não se referiu ao número do pessoal que constitue reforço, mas disse que nas vésperas e durante a quadra festiva são atendidos 250 a 300 pacientes por dia. Daí o aumento de efectivo que tem trabalhado nos dias normais.
Foram criadas equipas de apoio para os sectores de enfermagem, sala de operações e equipe médica, brigadas de colecta de sangue e repositores internos. Esta medida, segundo a dirigente, demonstra a organização da unidade hospitalar na resposta a diversas situações relacionadas com a saúde dos cidadãos.
Ela explicou ainda que os serviços de apoio como laboratórios e radiografia beneficiaram de equipamentos adicionais e foi reforçada a capacidade de armazenamento de stock de medicamentos e reagentes.
O Hospital Geral José Macamo tem uma capacidade de internamento de 397 camas. De acordo com Leila Monteiro, as principais causas de internamento são malária, diarreias e infecções respiratórias.