Homens armados mataram pelo menos 30 pessoas em um ataque em uma região agrícola no nordeste da Nigéria, onde a seita islâmica Boko Haram está ativa, disseram moradores e uma fonte militar nesta segunda-feira.
Homens vestidos com camuflagem militar chegaram a Konduga na manhã de domingo e atiraram ou agrediram até a morte dezenas de pessoas que voltavam de orações muçulmanas, disseram dois moradores.
“Eles apanharam-nos de surpresa com o ataque”, disse uma fonte da força-tarefa conjunta militar à Reuters, pedindo para não ser identificada. “Eles mataram muitas pessoas, as vítimas são mais de 30, mas não posso confirmar o número exato.”
Uma fonte hospitalar disse à Reuters que 26 pessoas feridas estavam recebendo tratamento após o ataque em Konduga, uma pequena cidade a cerca de 25 quilômetros de Maiduguri, capital do Estado de Borno.
O Boko Haram, que quer impor a lei islâmica sharia no norte da Nigéria, e outros grupos islâmicos se tornaram a maior ameaça para a estabilidade no maior país exportador de petróleo da África.