Homens armados mataram 16 pessoas de uma mesma família xiita e explodiram as duas casas vizinhas em que elas moravam, ao sul da capital iraquiana, durante a noite, informaram médicos e a polícia. O ataque aconteceu na cidade de Latifiya, 40 km ao sul de Bagdad. Entre os mortos estão seis crianças e oito mulheres.
“Homens armados invadiram nossa casa à noite e atiraram no pai quatro vezes na cabeça, mataram os meus dois irmãos, mataram meu primo, eles atiraram em todo mundo que viram, eu fugi pela porta dos fundos”, disse Haneen Mudhhir, chorando, num hospital.
Não estava claro de imediato quem realizou o ataque, mas militantes islâmicos sunitas, incluindo uma afiliada da Al Qaeda, tem realizado ultimamente ataques cada vez com mais violência.
A guerra civil de mais de dois anos na vizinha Síria agravou as divisões sectárias no profundamente dividido Iraque, que convive com uma frágil coligação governista formada por sunitas, xiitas e curdos.
Separadamente, um homem-bomba atacou um quartel policial em Mosul, no norte do país, matando cinco policiais na madrugada desta quarta-feira. Uma bomba deixada numa rua ainda matou cinco soldados, ao explodir uma patrulha em Tarmiya, ao norte de Bagdad.